Novas tecnologias relacionadas a compras online têm aparecido todos os dias, acompanhando um movimento que foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. A praticidade de poder comprar todos os tipos de produtos sem sair de casa já faz parte da vida de muitas pessoas e promete seguir em alta, mesmo com a reabertura de lojas e estabelecimentos variados.
Ainda mais fácil do que fazer as compras online pelo computador é usar o celular como ferramenta para efetuar a transação. Segundo pesquisa sobre m-Commerce e m-Payment, feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em agosto de 2020, em apenas seis meses, o número de brasileiros que realizaram compras ou pagamentos via celular aumentou de 85% para 91% entre aqueles que acessam a internet pelo aparelho.
Por conta do aumento no número, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para tornar a experiência do cliente mais agradável e incentivar a compra. O reconhecimento facial é uma dessas novidades e que promete se tornar cada vez mais popular entre usuários, como mostra outra pesquisa, realizada pela Juniper Research. Segundo o estudo, o uso de tecnologias de reconhecimento facial deve aumentar em 120% até o ano de 2025, devendo ultrapassar 1,4 bilhão de usuários ao redor do mundo.
A tecnologia, além de ser usada para desbloquear o smartphone, pode começar a aparecer cada vez mais frequentemente para a autenticação de pagamentos digitais, permitindo o acesso à carteira digital e até tirando a necessidade de que os dados do cartão sejam digitados toda vez que uma compra for feita. O estudo destaca, entretanto, a importância de garantir a segurança das transações, para evitar fraudes online e roubos de dados.
Apesar de muitas pessoas logo lembrarem do iPhone como opção que conta com reconhecimento facial, outras marcas também já começaram a introduzir a tecnologia em seus modelos, como OnePlus, LG e Samsung.
O uso das redes sociais nas vendas por smartphone
O uso das redes sociais como vitrine e até como plataforma para a compra pode ser considerado um dos fatores para a popularização das vendas pelo celular. A possibilidade de conferir o feed da loja, checar a opinião de quem já adquiriu o produto ou serviço, olhar o catálogo e efetuar a comprar, sem precisar mudar de plataforma ou aplicativo, torna a experiência muito mais dinâmica e tranquila para o usuário.
Além disso, redes sociais e aplicativos de conversa colaboram para aproximar o público da marca, permitindo um contato direto. Atualmente, as empresas utilizam o celular como canal para todas as etapas do atendimento ao cliente, por meio de recursos como SMS, RCS e mensagens por aplicativos como WhatsApp e Telegram.
Com a introdução de novas tecnologias como o reconhecimento facial no processo de autenticação, opção de pagamento dentro dos próprios aplicativos e outros benefícios, é de se esperar que o número de consumidores usando o celular como ferramenta para fazer compras cresça cada vez mais.
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