Resumão
O Fluminense empatou em 2 a 2 com o Barcelona de Guayaquil, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pelo primeiro jogo das quartas de final da Libertadores e por muito pouco não se complicou na competição. Após abrir o placar com Gabriel Teixeira no primeiro tempo, o Tricolor viu um jogo que parecia controlado tomar ares dramáticos quando Adonis Preciado igualou tudo na segunda etapa. Nem mesmo a expulsão de Emmanuel Martínez minutos depois foi capaz de aliviar a pressão para a equipe de Roger Machado. Mesmo com um a mais, o Flu sofreu a virada com gol de Cortez de pênalti, após Nino derrubar Garcés na área. Nos minutos finais, Fred, também em cobrança de pênalti, deslocou o goleiro Burrai para colocar o Fluminense novamente na disputa.
Apesar do empate, o Fluminense não terá vida fácil para se classificar no jogo da volta, que acontece na próxima quarta-feira, no Monumental de Barcelona, em Guayaquil, no Equador, às 21h30. Para avançar, o Tricolor precisa vencer a partida ou empatar por qualquer placar acima de 2 a 2. Se o resultado do Maracanã se repetir, a decisão será nos pênaltis. Vale lembrar que nas quartas de final o gol fora de casa conta como critério de desempate. Confira a tabela da Libertadores.
O primeiro tempo foi muito equilibrado e com poucas oportunidades para os dois lados no Maracanã. Mais eficiente, o Fluminense aproveitou a falha na defesa do Barcelona para abrir o placar na única boa chance. Cazares cobrou falta pelo lado esquerdo, Burrai se chocou com Riveros pelo alto e a bola sobrou para Gabriel Teixeira empurrar para o gol. Minutos depois, Damián Díaz cobrou falta na área. Piñatares ficou com a bola de frente para Marcos Felipe e tocou para Mastriani mandar para a rede. Mas a arbitragem anulou o gol da equipe equatoriana e marcou o impedimento, que foi confirmado pelo VAR.
O Fluminense retornou melhor para a segunda etapa e com mais volume de jogo. Logo nos primeiros minutos, Cazares encontrou Gabriel Teixeira na área, que mandou para Fred. Mas o camisa 9 não conseguiu alcançar. O Flu seguiu no ataque e não aproveitando as oportunidades. Foi então que Martínez cruzou pelo lado esquerdo, Adonis Preciado ganhou da marcação e mandou para a rede para empatar. Momentos depois, Emmanuel Martínez fez falta dura em Samuel Xavier e recebeu o segundo cartão amarelo. Com um a mais, o Fluminense se lançou ao ataque, mas quem ampliou foi o Barcelona. Após Nino cometer pênalti em Garcés, Cortez superou Marcos Felipe na cobrança. Na base do desespero, nos minutos finais, Abel Hernández foi derrubado por Castillo na área. A arbitragem assinalou a penalidade. Fred cobrou e converteu para empatar a partida e deixar o Fluminense vivo na Libertadores.
Mín. 21° Máx. 37°