Domingo, 05 de Dezembro de 2021
(67) 992741957
Geral VESTIBULAR

Prestes a ser realizado, método de vestibular da UFMS é questionado por grupo de professores

Professores querem cartilha de redação e que a universidade estabeleça uma nota de corte para correção da prova discursiva

20/10/2021 10h05
11
Por: Da redação
Prestes a ser realizado, método de vestibular da UFMS é questionado por grupo de professores
None
(Foto: Divulgação/UFMS)

Um grupo de professores de cursinhos pré-vestibulares de Campo Grande está questionando o método de avaliação do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O caso não é novo e já foi até judicializado, em 2020, por um dos professores, Sérgio Campos, que dá aula de redação, e continua sendo questionado este ano.  A prova será realizada no próximo dia 5 de dezembro.

Este ano, o mesmo grupo de professores somados a pais de alunos e alunos enviaram duas cartas abertas à reitoria da universidade, solicitando que alguns pontos fossem readequados para o vestibular de 2022.

O grupo pede basicamente duas mudanças principais: a primeira a produção de uma “cartilha de redação aos candidatos”, com exemplos de redações de edições de processos seletivos anteriores e orientações para produção de texto adequada às expectativas da banca avaliadora dos exames da UFMS e UEMS (esse modelo de Cartilha ocorre com o ENEM/INEP) e a segunda o alinhamento aos principais vestibulares do Brasil (Fuvest, UFGD, Unemat, UEL, UNESP), adotando nota de corte para a correção das redações.

“Dessa forma o volume de redações vai diminuir, melhorando a qualidade da correção dos membros da banca que corrige a prova”, disse o professor Sérgio sobre o segundo o ponto.

Em nenhuma das solicitações houve resposta, por isso o grupo prepara uma terceira carta ainda na esperança de que alguma mudança ocorra antes do dia 5 de dezembro. “A nossa maior dificuldade é preparar o aluno para a prova da UFMS porque nunca sabemos os critérios”.

O que diz a universidade

A UFMS se defende dizendo que para o processo seletivo de 2022 foi criado o Manual do Candidato, uma cartilha que apresenta a Universidade, seus campi e cursos, e explica detalhadamente os dois meios de ingresso próprios (Vestibular UFMS e PASSE), bem como o Sisu.

“Além disso, o Manual também aponta para o conteúdo programático das provas e inova ao dar orientações e dicas para a redação. Nele também é explicado como a redação é avaliada”, diz trecho da nota enviada ao Midiamax. O Manual do Candidato - Vestibular e PASSE 2022 está disponível neste link.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias