As aulas retornaram na rede municipal de ensino de Naviraí no início de março e 2022 será o primeiro ano na gestão da Prefeita Rhaiza Matos em que os alunos estão nas escolas durante todo o período. Em 2021 as aulas começaram de forma remota e durante o ano letivo foi gradativamente sendo implantado o sistema híbrido até garantir o retorno 100% presencial de forma segura para alunos e educadores.
Para garantir a estrutura necessária para que os alunos estejam nas salas de aula, a Gerência de Educação vem trabalhando em diversas frentes, desde a garantia do material escolar, até a adequação e reforma das escolas. No início do ano letivo, foram entregues kit de material escolar aos alunos e os uniformes, contendo máscaras de proteção contra covid-19, estão sendo repassados de acordo com a chegada dos lotes. No total são 15 mil agasalhos completos, 15 mil camisetas e 6 mil pares de tênis para atender todos os alunos da rede municipal.
Esse retorno às aulas após dois anos de incertezas e alunos longe das escolas por causa da pandemia da covid-19 é comemorado pela gerente de Educação e Cultura, Tatiane Morch. “Este retorno de aulas 100% presenciais é muito significativo. Primeiro porque ele representa uma melhora do quadro relacionado à Pandemia. Quando paramos em 2020 não tínhamos sequer previsão de vacina e agora estamos retomando com nossas crianças vacinadas e mais seguras”, afirma.
Superado esse momento, Tatiane diz que agora o maior desafio para a Educação de Naviraí é superar a defasagem na aprendizagem e colocar os alunos no melhor nível o mais rápido possível. “Estamos nos preparando desde 2021 para diminuir os prejuízos causados pelo afastamento dos estudantes com a escola. Iniciamos timidamente ano passado projeto de nivelamento da aprendizagem e o mesmo está sendo ampliado agora para atender em período contraturno”, explica a gerente de Educação.
Reformas
Na estrutura física das unidades de ensino, estão em reforma as escolas José Martins Flores, Marechal Rondon, Maria José Cançado (Mamãe Zezé) e a creche Eva de Morais. Outras quatro estão no projeto para início ainda esse ano e, nesta lista estão as escolas Odércio de Matos e Maria Aquino, além das creches Sonho de Criança e Vera de Brida. Para completar, a Escola do Ipê, com obras paralisadas há vários anos, enfim está sendo finalizada e deve ser inaugurada em breve pela atual gestão.
A necessidade dessas reformas foi constatada pela gerência de Educação ainda em 2021, que tiveram início após a conclusão do processo licitatório, em dezembro. “Iniciamos em quatro escolas, duas de ensino fundamental e duas de educação infantil. Infelizmente devido algumas situações que surgiram durante a reforma, tivemos que mudar as datas de retorno presencial nestas unidades, mas aos poucos estão sendo liberadas”. As unidades de ensino em reforma serão entregues aos alunos apenas após a conclusão das obras. “As reformas são um desgaste necessário para melhorar a qualidade das nossas escolas em relação a estrutura física”, conclui Tatiane.
Legenda: Prefeita Rhaiza Matos tem acompanhado as reformas com os responsáveis pelas áreas de Educação e Obras
Legenda: Escolas passam por reformas nos espaços internos e externos
Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 8° Máx. 16°
SolMín. 4° Máx. 14°
Geada